Ganhar em produtividade a partir de ferramentas da indústria 4.0. Essa é a realidade que muitas empresas pequenas espalhadas pela país estão tentando buscar. Para a realidade de quem tem um negócio com poucos funcionários e que ainda está em um patamar menor, isso pode parecer mentira. Mas só parece. Segundo pesquisas e cases na prática, a modernização dos negócios com o uso das chamadas tecnologias em ascensão apresenta crescimento significativo.

Uma matéria publicada em agosto no portal da Folha de São Paulo, mostra bem essa realidade. Empresas de apenas 10 funcionários já experimentam sistemas da indústria 4.0. No entanto, de acordo com dados da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), ainda há muito a evoluir. Segundo mostra a federação, a grande barreira alegada para a revolução digital para empresas menores ainda é o desconhecimento. Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita com empresas desse porte mostrou que 40% simplesmente não conhecem o tema tecnologia 4.0. Além disso, a falta de recursos é outro fator apontado por 32% das entrevistas como o empecilho para não ingressar no setor de automação.

Especialistas apontam ainda que a falta de atualização tecnológica das pequenas empresas afeta muito todo o mercado, e que caso elas não procurem dar um upgrade na maneira como tocam o negócio, dificilmente manterão uma posição satisfatória de atuação. Mas como investir sem muitos recursos? Existem soluções criativas e menos onerosas que podem ser interessantes em um primeiro momento, para aí sim, fazer investimentos maiores nesse sentido a médio e longo prazo. Sistemas de controle de informação e pequenos sensores que medem desempenho das máquinas da sua empresa podem ser alternativas. Por isso, é fundamental pesquisar e se inteirar do assunto. Só assim é possível verificar a real importância de cada alternativa oferecida além de viabilizar as melhores soluções para cada caso.

Por fim, tenha sempre em mente: além do investimento em tecnologia, trabalhe bastante a maneira como ela será implantada e como será a nova dinâmica do negócio junto aos funcionários. A parte cultural e de aplicação das inovações é tão importante quanto tê-las, por isso pense sempre de maneira mais abrangente.

Quer ler mais exemplos de empresas de pequeno porte que tem usado soluções de sistemas de automação para otimizar os resultados? Gostaria de se informar sobe dados de crescimento dessas empresas? Confira a matéria completa da Folha no link: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/08/robos-sensores-e-automacao-chegam-as-pequenas-empresas.shtml